Uso da Tipografia para Criação de Sites, Manutenção de Sites e Otimização de Sites

Artigo Sobre a Internet

imagem-empresa
04/08/2014
Como escolher o melhor serviço de otimização de site!
Apesar de ainda recente na história da Humanidade, a Internet já conta com bons 40 anos, desde a época em que foi criada, como ArphaNet para manter a comunicação entre as diversas bases militares dos Estados Unidos, no período da Guerra Fria, até os dias de hoje.

Desde então muita coisa mudou, a Internet ganhou o mundo, invadiu todos os setores do mercado e popularizou-se, transformando-se no mais importante mecanismo de comunicação e obtenção de informações jamais imaginado.

Em meados dos anos 80, quando as empresas começaram a despertar para a novidade, ter um site na Internet era sinônimo de estar na vanguarda, de ser uma empresa presente e de futuro.

Atualmente, com a desmistificação dos seus conteúdos e com a criação de novas tecnologias de desenvolvimento e de aplicação, milhares, milhões, bilhões de empresas em todo o mundo, estão presentes na Internet e, esta nova realidade fez surgir novas necessidades, para que seja mantida a visibilidade e a viabilidade destas empresas, e de suas estratégias comerciais na Internet.

Para organizar todo este volume de informações, surgiram os diretórios de busca, como o AltaVista, o Yahoo, o Cadê, o Achei entre outros. Estes diretórios de busca evoluíram e serviram de base para o nascimento de sites de busca como o Google, o Yahoo, o Cuil, o Bing e o Ask, entre outros.

Enquanto tudo isto acontecia, as empresas buscavam incessantemente encontrar alternativas que restaurassem sua presença na Internet.

Porém o simples fato do surgimento destas ferramentas de busca, não resolveu o problema de visibilidade, apenas mudou a forma do problema, já que antes ninguém sabia quem eram estas empresas que estavam na Internet e o que elas faziam, e com as ferramentas de busca, já era possível saber quem eram, mas devido ao grande volume de informações armazenadas por estas ferramentas em sua forma de trabalho, não representava resultado suficiente para as empresa.

Foi neste momento que surgiu a Otimização de Sites para a indexação em sites de busca, ou em Inglês (SEO – Search Engine Optimization).

Através dos anos a Otimização de sites vem evoluindo diariamente, à partir do momento em que as empresas de busca, modificam o código dos seus programas de busca (algoritmo), também conhecidos como robôs de busca ou spiders, que varrem a internet atrás de informações, para depois armazená-las em gigantescos bancos de dados e organizá-los por critérios dos mais inimagináveis possíveis, mas sempre buscando o paralelismo com a lógica do pensamento humano, no momento da busca de um determinado conteúdo.

Entre as ações que compõem uma boa Otimização de Sites estão:
- Adequação do título da página ao conteúdo seu conteúdo.
- Preenchimento adequado de Meta Tags (parte do código interno de cada página web – para visualizá-lo, busque no menu do seu navegador web a opção Exibir e depois selecione a opção Código Fonte).
- Preenchimento adequado de outras tags constantes no corpo da página, tais como as tags Alt de tabelas e imagens.
- Utilização de links relacionados ao conteúdo da sua página, para outras páginas do seu site e para páginas da Internet, fora do seu site.
- Enxugamento do código da página, retirando-se excessos que diminuam a velocidade de carregamento da página.
- Diminuição, adequação do tamanho das imagens (fotografias e ilustrações), que diminuam a velocidade de carregamento da página.
- Uso do cachê de imagens e arquivos (é necessário o servidor onde o site esta hospedado, estar preparado para isto).
- Compressão dos arquivos em Gzip (é necessário o servidor onde o site esta hospedado, estar preparado para isto).
- Conteúdo adequado entre as páginas do site, que possibilitem ligação entre as páginas.
- Registros de domínios adequados à área de atuação da empresa.
- Nomear as páginas do site de forma a adequar com o conteúdo do das páginas.
- Atuar com Internet Marketing em paralelo.
- E muitos outros.

Pois é, como vocês podem ver, um site a mais, um site a menos não representa nada, em uma internet que com bilhões de páginas.

Assim, planeje e implemente as mudanças necessárias para aumentar a visibilidade do seu site, a curto, médio e longo prazos, pois a SEO não é uma ação isolada e finita. Trata-se de um projeto mutante e enquanto existirem as alterações nos algoritmos de busca, infinito.
Para maiores informações consulte nossos profissionais.

Um abraço,

Equipe Uopa!