Sua empresa já tem um site na internet, mas há muito tempo você não recebe nenhum cliente novo vindo dele?
Você lançou produtos novos, serviços novos e eles ainda não constam do seu site?
Seu site foi desenvolvido há alguns anos e ficou ultrapassado, as vezes, até deixou de funcionar corretamente?
Estes são momentos em que é necessário parar e fazer uma manutenção do seu site.
Muitas vezes, a empresa trata essa despesa simplesmente como gasto, e isso faz com ela demore em se definir pela ação, e pode até ser, caso a escolha da empresa de manutenção de sites, seja feita de forma errada.
Porém, com atenção aos detalhes e tendo em mente o objetivo adequado, ou seja, onde se está e aonde se quer chegar com o site, a despesa será transformada em investimento e novos clientes começarão a surgir, tendo como origem o site.
Então, o quê levar em conta?
Bem, se seu site é muito antigo, não vale a pena aproveitá-lo, já que muitos fatores justificam sua total reformulação.
Veja abaixo alguns desses fatores:
- O tamanho que ele se apresenta na tela, muitas vezes é pequeno, estreito, já que os padrões de desenvolvimento seguem as tecnologias disponíveis, e há cerca de 10 anos os monitores de 13 ou 14 polegadas, permitiam tamanhos menores de site.
- As tecnologias dos navegadores (softwares que acessam a internet), evoluíram e muitas outras facilidades podem ser oferecidas à você e aos visitantes do seu site, com tecnologias mais atuais.
- Seu site não é encontrado em meio há milhares de sites do seu segmento empresarial, já que não haviam muitos estudos sobre otimização de sites - SEO, quando ele foi desenvolvido.
- Design e cores mais impactantes foram sendo desenvolvidos, baseados em novas tecnologias e seu site deixou de ser atraente, em comparação a estes sites.
- A linguagem de programação utilizada deixou de ter suporte, pelo criador da linguagem e novas linguagens mais atuais, surgiram, proporcionando a criação de sites mais completos, muitas vezes gerenciáveis e dinâmicos.
Pois é, se o seu site se enquadra em alguma das categorias acima, não vale a pena gastar para deixá-lo quase do mesmo jeito. Nesse caso é sim necessário que ele seja totalmente refeito.
Outra coisa que acontece muito comumente, é sermos procurados por empresas que acabaram de fazer um "site" novo, mas não ficaram satisfeitas por um ou outro detalhe, ou apenas nos procuram para desenvolvermos a campanha de Marketing Digital da empresa e, ao analisarmos o "site", a forma como feito, verificamos que a falta de uso de critérios e tecnologias atuais, muitas vezes nos impede de oferecer resultados mínimos sobre o que encontramos.
Isso é muito comum com "sites" desenvolvidos por WordPress, Joomla e outros softwares CMS, que são ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de "sites", sem que o pessoa que utiliza o software tenha nenhum ou quase nenhum conhecimento de programação.
O resultado disso é:
- Sites muito pesados, que demoram a carregar, sem tratamento no código, imagens e scripts.
- Sites com muitos elementos internos desnecessários, que obriga uma quantidade exagerada de conexões entre o navegador e servidor onde o site está hospedado, para que todo o site seja baixado exibido pelo navegador.
- Sites muito iguais, já que muitas dessas empresas utilizam os mesmos modelos de sites gratuitos, disponibilizados e distribuídos aos montes na internet.
- Sites desenvolvidos sem nenhuma preocupação com otimização para buscas. Sem nenhum conteúdo relevante explícito, ao mercado da empresa proprietária do site.
Alekis
Web Master Uopa